segunda-feira, 13 de setembro de 2010

:: APRESENTAÇÃO ::


Olá, colegas blogueiros!


Aqui se abre mais um espaço de diálogo entre a Literatura e os literários. Esse blog foi criado a partir de uma ideia apresentada pela Professora Rozânia Magalhães, UNEB - Campus VI – Caetité/BA, com o objetivo inicial de tornar público todo um trabalho realizado no VII Semestre de Letras sobre o ilustre poeta Fernando Pessoa. Ninguém, como ela, consegue expressar com a alma e com o coração as façanhas e as riquezas envoltas na obra desse mestre da Literatura Portuguesa.
Ouvíamos, líamos, pronunciávamos e escrevíamos, a todo instante, obras e mais obras (em forma de frases ou poemas) de Pessoa, mas nunca parávamos para analisar o fascínio que elas são capazes de despertar. A sutileza, a verdade, o sentimento expresso no olhar, a paixão com que a professora Rozânia veio nos apresentar Fernando Pessoa e seus Heterônimos despertou em nós não só o desejo de conhecê-lo profundamente, mas a loucura, o devaneio, o ser misterioso e único, que só ele conseguiu ser, tomou conta dos nossos eu´s, brotando em nós uma ânsia inquietante de nos descobrir também. Tentamos conhecer Pessoa, refletir sua vida, analisar e viver suas obras. Mas nada disso foi possível. É único e inatingível, como ele mesmo o classificava. Viajar em sua história fez de nós alunos mais maduros para o realismo da vida.
Fernando Pessoa, o próprio, teve uma vida bastante diversificada. Além da célebre vida de poeta, desenvolveu atividades como empresário, editor, crítico literário, ativista político, tradutor, jornalista, inventor, publicitário, ao mesmo tempo em que produzia a sua obra literária. Como poeta, desdobrou-se em múltiplas personalidades. Revelou para nós o mistério que até hoje não tem fim: os Heterônimos - objeto da maior parte dos estudos sobre sua vida e sua obra.
Ao tentar fugir de si, ou quem sabe revelar os vários eu’s existentes em sua alma, Pessoa deu vida a inúmeras outras pessoas. Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Alberto Caeiro são as mais conhecidas produções desse fantástico poeta. Através deles, Fernando Pessoa retrata a sociedade vigente e uma que ainda há de vir.
Como Álvaro de Campos, revive os vários homens da sociedade portuguesa que nunca se encontraram em seu espaço e em seu tempo. Parecia um estrangeiro em sua terra natal. Com ele, as sensações, a desilusão com o Mundo em que vivia, a tristeza, o cansaço nos faz refletir toda sua trajetória que, por vezes, não difere da nossa.
Em Ricardo Reis, vemos a razão e a mitologia expressas sem nenhuma espontaneidade. “É a disciplina vestida da música que lhe é própria”, afirma Pessoa. Nele, admiramos a serenidade e a calma com que encara a vida, e com que procura atingir a paz e o equilíbrio sem sofrimento.
Ao conhecer Alberto Caeiro, aprendemos a acreditar que os seres simplesmente são, e nada mais. Para ele, só a poesia seria capaz de explicar a realidade que não se limitava apenas à metafísica e a qualquer tipo de simbologia para a vida. É com esse fascínio que vivemos e aprendemos a amar esse universo chamado Fernando Pessoa. Não seria justo desfrutarmos desse bem sem repartir. Esse blog, além de promover Fernando Pessoa, faz-nos refletir sobre quem somos à óptica desse místico poeta.
Sejam bem vindos ao “universo pessoa” que, em um só ser, revelou várias outras pessoas!

Edineuza Alves e Fernanda Araújo
VII Semestre de Letras Vernáculas

“O meu passado é tudo quanto não consegui ser. Nem as sensações de momentos idos me são saudosas: o que se sente exige o momento; passado este, há um virar de página e a história continua, mas não o texto.” Fernando Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário